Copirraite

A impressora de “coisas”

Posted on: setembro 21, 2009

Uma das linhas de projetos open source que mais me chamam a atenção é a de impressoras 3D. O nome já deixa bem claro o que ela faz, imprime coisas.

Parece ficção científica mas estas impressoras existem (há um bom tempo). Ao invés de se usarem um arquivo de texto para imprimir páginas, usam arquivos com coordenadas para imprimir objetos, camada a camada.

Existem alternativas industriais, muito caras e pesadas.

A primeira vez que ouvi falar em impressoras 3D “populares” e open source foi com o projeto RepRap, em 2005. O RepRap tem como objetivo criar uma impressora 3D que seja auto-replicável. Ou seja, o RepRap será capaz de se reproduzir. Que viagem…

Outro projeto nesta linha é o MakerBot. Este é interessante por outro motivo. Foi criada uma empresa chamada MakerBot Industries, mais uma das start-ups pioneiras a usar o modelo de open source hardware (junto ao Arduino e a BugLabs). O vídeo abaixo é um pouco extenso demais mas o Bre Pretis toca em pontos interessantes como as vantagens de se ter uma empresa aberta.

Imagine o que reserva o futuro quando, talvez, não precisaremos mais comprar produtos prontos. Simplesmente imprimimos o que precisamos. Faltam copos para uma festa? Precisa de uma nova capa de celular? Perdeu seus óculos? Baixe um modelo legal na internet (de graça) e imprima em casa. Imprima quantos quiser. Estas máquinas dão ainda mais força ao modelo de open-hardware, agilizando e descentralizando ainda mais o processo de prototipagem.

2 Respostas to "A impressora de “coisas”"

Impressoras 3D auto-replicáveis. Uma empresa chamada Cyberdyne fazendo armaduras robóticas no Japão. Rede de comunicação de satélites chamada Skynet.

Am I just paranoid ?

(E essas piadas do Exterminador já cansaram?)

[…] falei aqui sobre impressoras de “coisas” e discuti brevemente sobre o impacto que elas poderão […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Atualizações Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

%d blogueiros gostam disto: