Copirraite

Open Hardware aos poucos virando mainstream

Posted on: agosto 25, 2009

Aos poucos o movimento de Open Hardware começa a chamar a atenção do mundo corporativo.

Uma das últimas notícias que li sobre OH foi na BusinessWeek, onde contou-se um pouco como a Accenture vêm utilizando a plataforma da BugLabs para desenvolvimento rápido de protótipos.

Picture 1

Este rápido desenvolvimento de protótipos é um dos grandes benefícios do Open Hardware. Para a maioria das pessoas pode ser difícil imaginar uma pessoa criando um iPhone na garagem de sua casa. É algo tão complexo, com peças tão pequenas…

Curioso sobre o que era Open Hardware durante a produção de um artigo que escrevi na pós-graduação eu decidi sair da teoria e botar a mão na massa. Estou aprendendo algumas coisas no caminho, entre elas acho que a principal lição é: Hardware, na verdade, é muito mais Software do que imaginamos: um iPhone tem basicamente os mesmos componentes de qualquer celular… a grande diferença está no código, que define como o aparelho usará estes componentes.

Depois que crio algo em casa, com componentes nem um pouco miniaturizados, mas com o código funcionando, eu posso buscar a miniaturização e a produção. Quem sabe dando um salto tecnológico em medicina:

Ou aviação:

Qual será o impacto disso tudo para a economia? Qual será o papel de empresas que hoje estão focadas no desenvolvimento de novas plataformas, como a Apple e a Nokia?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Atualizações Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

%d blogueiros gostam disto: