Copirraite

Nikola Tesla

Posted on: julho 11, 2009

N.Tesla

Quem visitou o Google no dia 7 de julho viu um logo um tanto quanto diferente. A justificativa do tal logo é que o dia 7 de julho de 2009 marcou o 153º aniversário do nascimento do gênio Nikola Tesla.

google-tesla

A história de Tesla é apenas mais uma de tantos homens que não viveram para ver o seu trabalho reconhecido. O gênio nascido na Sérvia e naturalizado americano pavimentou grande parte do caminho tecnológico trilhado pela sociedade no século XX.

Ainda vivo enfrentou seu rival Thomas Edison em uma guerra de padrões que ficou conhecida como a “Batalha das Correntes” onde Tesla defendia o padrão da corrente alternada enquanto Edison, que dispensa apresentações, defendia a corrente direta. A campanha de Thomas Edison contra a corrente alternada, e o próprio Tesla, foi brutal.

Desta disputa, e da perda do apoio dos seus patrocinadores (sendo o maior deles J.P. Morgan), restou um homem que morreu sozinho e sem reconhecimento em um quarto de hotel.

A corrente alternada por si só já é justificativa para a imortalização de Nikola Tesla. Ele no entanto trabalhou em coisas ainda mais impressionantes como a transmissão sem fio de energia. Seu maior sonho era o de controlar a energia existente na ionosfera e distribuí-la, livremente, para todo o mundo. Recentemente assisti o filme “The Prestige” que conta com uma importante “participação” de Nikola Tesla (brilhantemente representado por David Bowie). O filme mostra parte do seu trabalho e transmite a áurea de mistério que envolve as pesquisas de Tesla (apesar de exagerar na ficção).

Vale a pena pesquisar mais sobre Nikola Tesla e conhecer o seu legado (caso alguém conheça uma boa biografia por favor indique nos comentários). Para mim ele foi um dos, se não o maior, gênio do século XX. Um iconoclasta que juntou curiosidade, paixão pela ciência e o desejo de transformar o mundo. Sem dúvida alguém “fora do seu tempo”.

O vídeo abaixo é um começo.

2 Respostas to "Nikola Tesla"

Grande Tesla. Vale ressaltar que ele é considerado um dos inventores do rádio (se não me engano, a patente do rádio foi revertida para ele recentemente) e ele era amigão do não menos genial Mark Twain.

Oi Gian Carlo,
maneiro achar o blog, eu estava pensando em escrever a tempos uma história sobre o Tesla, bom ver que alguém já o fez…bem legal o seu post, bons videos também!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Atualizações Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

%d blogueiros gostam disto: